04 abril 2014

APRENDENDO OTAKICES #2 - Anime é Desenho?

   Olá, usagis! Pretendo levar as minhas "aulas" até às profundezas do mundo otaku, isto é, até à coisa mais complexa possível. Então...vai saber quando isso vai acabar.

  Como ainda está no começo, prefiro falar sobre coisas mais básicas. Dessa vez, um dos erros mais comuns entre os(as) otakus: anime e desenho significam a mesma coisa?


   Na verdade, depende. Anime é desenho quando a palavra "desenho" está se referindo à animação, e nesse caso, sim, anime é desenho. Porque além de tudo, pra você criar um anime alguém tem que desenhar, não é mesmo? Ou vocês acham que é 3D? Exemplos: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Naruto. (Só estou colocando os mais famosos pra ninguém ficar na dúvida quando eu falar "xxxHolic", que aposto que poucos sabem que existe esse anime.)

   Entretanto, se a palavra "desenho" refere-se a desenho animado, aí é totalmente o contrário. Desenhos animados, nesse caso, seriam os famosos cartoons, que são aqueles desenhos que você sempre via (ou ainda vê, vai saber) na televisão e que passava na TV Globinho. Exemplos: Bob Esponja, Turma do Bairro, Corrida Maluca, Flinstones, Manda Chuva e...Meu Deus, com estou velha. Enfim, aqui, anime não quer dizer desenho.

   Resumindo: é bem mais fácil você falar "anime é animação" do que "anime é desenho", é um jeito mais claro e compreensível das pessoas entenderem (mesmo que você pareça um idiota falando que anime é animação). Mas isso normalmente acontece porque quando ouvimos a palavra desenho, a primeira coisa que vem na cabeça é um cartoon, e por isso a maioria dos otakus tendem a falar que anime não é desenho. Poucos captam a verdadeira intenção da palavra, que na verdade, era pra ser animação.

   E é por isso que é totalmente inútil discutir sobre o fato de anime ser ou não a mesma coisa que desenho porque depende muito do contexto com que a pessoa quer dizer. Portanto, só dizer que anime é desenho ou anime não é desenho, os dois vão estar errados do mesmo jeito.



2 comentários:

  1. Ohayo!!! Estou de volta no pedaço... Se é que alguem notou que eu sai!!! sahuhaushaushua Condordo com você que tem uma visível diferença. Mas basicamente quando alguém fala que anime é desenho se refere aos cartoons... Eu e meu chefe já brigamos por isso. Ele fala que é a mesma coisa, dai eu falo que tem diferença e fica nesse ciclo vicios por um bom tempo!! ¬¬ Não gosto quando falam que anime é desenho (caartoons), mas pessoas normais não entendem a diferença entre um e outro então fica nessa coisa chata... Hoje até que eu não ligo mais, já me conformei.
    Agora algo nada haver com a intenção do post, mas você despertou isso:
    Seu sorriso é tão resplandecente
    Que deixou meu coração alegre
    Me dê a mão pra fugir desta terrível ESCURIDÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!!!
    Desde o dia em que eu te reencontrei....
    Tá parei, acabei de rachar o espelho do meu quarto.

    Reviveu alguns animes ai em MIka-chan!! Todos incríveis claro! U-U E agora eu estou nesse exato momento ouvindo a abertuda de DragonBall GT, a versão completa que é linda!!! *-*-*-*-*
    Fui o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estava começando a sentir um pouco de falta de você ಠ_ಠ Eu facilmente consigo decorar nome dos meus visitantes e como já faz um tempo que você comenta, então eu comecei a desenvolver essa perícia...eu sou meio estranha. e.e
      "Me dê a mão pra fugir desta terrível escuridão" - é de Dragon Ball Z, né? Percebi por essa frase, é que eu nunca assisti DBZ (processe-me Ç_Ç) então nunca ouvi a opening em português! De nada por reviver os animes. Eu acho. xD

      Excluir