Saudações, companheiros! Eu estava pensando muito em fazer uma pegadinha ontem, estava pensando em algo como "Adeus ao Blog", ou "eu quebrei a perna" ou "eu odeio vocês". Mas fiquei com pena e também nem vale dizer que já é dia 2!
Por eu ter ficado até aquela hora da noite editando o terceiro vídeo de Free! (crack strikes again), eu fiquei sem tempo pra postar sobre Samurai Flamenco. Desculpem-me. Se é que desculpas resolvem alguma coisa, já falei desculpa tantas vezes que já deve ter perdido a graça...
Por eu ter ficado até aquela hora da noite editando o terceiro vídeo de Free! (crack strikes again), eu fiquei sem tempo pra postar sobre Samurai Flamenco. Desculpem-me. Se é que desculpas resolvem alguma coisa, já falei desculpa tantas vezes que já deve ter perdido a graça...
Tsc, vamos logo pro assunto? Acho que é melhor.
Samurai Flamenco abriu as portas para o seu desfecho no seu 22º episódio (e não no 25, como eu imaginava), e por isso que eu fiquei esperando até antes de ontem pensando que o anime ainda não havia acabado. Quando eu vi a palavra "final" no título, eu quase surtei, eu não estava psicologicamente preparada para isso. Eu diria que passei para o estado-fase de depressão pós-término de anime, o que deveria ter acontecido, mas felizmente não fiquei com aquela sensação de parecer que o mundo não faz mais sentido pois eu reverei o anime qualquer dia desses. Na verdade, nem é motivo pra gente chorar...o anime já está lá todo acabadinho, você pode revê-lo quantas vezes for preciso e direto sem ter que ficar esperando a próxima semana chegar e ainda (na maioria dos casos), tem o mangá pra você continuar acompanhando.
Em todo caso, tomemos nota de que a grande maioria não ficou satisfeito com esse final, e adivinha por quê? "Y-A-O-I!"
Eu acho ridículo como algumas pessoas podem deixar de assistir um anime por uma coisa tão banal e insignificante, isso é frescura, ficar de mimimi só por causa de uma simples frase gay que não tem nada a ver com o caso e por causa disso, acaba perdendo a atenção no enredo? E aí quando perde a atenção no resto, depois o cara vem reclamar que o anime é ruim? Desculpe, mas acho que você errou sobre falar quem era o único "homossexualzinho" ali. Seria até aceitável se o anime fosse originalmente yaoi, mas nenhum xingamento de qualquer anime que não seja do gênero pode ser válido somente com base em seu preconceito. Aliás, falar que o anime é um lixo não vai mudar nada, o anime vai continuar ativo ali no site do mesmo jeito.
Entretanto, não estou dizendo que não os entendo, eu sei que deve ter sido decepcionante pra algum fã que gostava tanto do anime e que não curte yaoi ter visto SF acabar desse jeito. Mas esse é o argumento mínimo que os fãs racistas têm para se defender, porque logo no primeiro episódio, já aparecem resquícios de algum material fanservice. Ou seja: não reclame agora, porque, de uma forma ou outra, yaoi você já sabia que ia ter. Se você continou vendo, é porque quis.
Eu preferi não ficar gastando espaço com posters, então eu decidi cortar a parte mais criticada pelos fãs. (Que, claro, são as cenas de yaoi fanservice.)
WARNING: O VÍDEO CONTÉM SPOILERS!
Pra mim, nenhum uke é tão perfeito quanto o Masayoshi. :V Não fica de cúdoce, é direto, é inteligente, engraçado, tem corpão e carinha fofa. Sim, é ele o uke que eu sempre estive esperando a vida toda.
Coitado, essa corada foi tão forte que eu acho que até a pessoa mais idiota do mundo descobriria que Masayoshi queria muito perder a virgindade junto com o Goto-san. Pobre uke.
Enfim, voltando o vídeo pra trás, essa tal frase gay nem foi gay mesmo. Bem, fazer o quê se algumas pessoas não tem o dom de interpretar situações, mas saibam que aquilo que o Masayoshi falou foi uma estratégia pra ele não ser morto pela insanidade do Goto-san. Vejam que o Samumenco parecia estar tentando subordiná-lo com algo que pudesse mexer com as emoções do Goto de uma forma positiva, dando a aparecer que o Masayoshi realmente se preocupava com ele. Só assim, o Goto-san perceberia que ele nunca esteve sozinho. Sacaram? (Desculpe por estragar nossos sonhos, fujoshis.) O anime pode parecer ridículo e sem-senso, mas não-pensado, não. Por trás dessa "despretensão" que muitos achavam ser o anime, estava havendo um desenvolvimento de um trama oculto desde o começo, mas que nem percebemos: a namorada do Goto-san. É claro que todo mundo estava morrendo de curiosidade pra ver quem era a namorada à distância do cara, mas o fato de que o enredo principal focou nos atos heróicos do Masayoshi ao invés do Goto fez com que deixássemos esse caso da namorada pra segundo plano, o que esses últimos episódios deixam bem claro. E outro exemplo disso foi aquela cena que ocorreu no episódio 1, o primeiro dos primeiros atos verdadeiramente bravos do Samumenco, onde ele consegue intimidar um bonde de adolescentes zoando na rua sem precisar usar os pulsos. Dentro dessa turma tinha um garoto, o tal de Haiji-kun que reaparece no episódio 20 (se não me engano) como o último vilão de Samurai Flamenco. Houve até um flashback do primeiro episódio, onde é visível identificar a expressão paralisada do Haiji-kun logo depois que o Samurai Flamenco saiu vitorioso, tipo assim, "Me Segura Rosana Esse Cara É Foda". São os pequenos detalhes que a gente não nota que muitas vezes nos impressionam.
O bom é que Samurai Flamenco te faz raciocinar, um dos privilégios mais grandes que eu tenho pra gostar de um anime. E a moral da história sempre foi tão simples! Todas aquelas coisas estranhas que aconteceram no anime, se você cogitar um pouco, podem ser até que compreensíveis. Isso me fez pensar se tudo aquilo que começou a ocorrer a partir da aparição do Gorila robô não foram apenas partes de uma ilusão do Masayoshi, porque como vocês percebem, a sua fama como herói e os seus trabalhos de ajudar a cidade foram ficando cada vez mais difíceis. Com isso, o Masayoshi pode ter começado a ficar aflito e fora de controle porque, como todos vocês já perceberam, uma das características que mais marca o nosso protagonista é a insegurança. Ele sempre procurava ajuda, sempre estava indeciso, tentava buscar respostas para perguntas que muitas vezes estava bem na sua frente. A história pode ter sido fumada e cheio de coisas sobrenaturais e inexplicáveis, mas na minha opinião, tudo isso que aconteceu de sobrenatural representa um mundo que está constantemente em transformação na nossa mente, que é essa desordem de sentimentos que nos fazem sentir incertos sobre a vida. Você pode até verificar: como é que aqueles seres do além começaram a aparecer do nada? A produção poderia ter dado flashbacks do King Torture planejando sua invasão do mundo, mas isso aconteceu na hora, sem aviso, sem nada. E pra mim essa invasão desavisada de seres do além era o medo que o Masayoshi começou a desenvolver dentro dele a partir do momento em que ele percebeu que ser herói não era tão fácil quanto ele imaginava. Ele até diz isso uma vez pro Goto-san, e foi exatamente por aí que houve a inclusão do sci-fi no anime.
Por sua vez, tudo isso que aconteceu do episódio 8 pra frente não se passou de um mundo dentro da mente do Masayoshi, não como se fosse um sonho, mas como se fosse os distúrbios psicológicos dele personificados. King Torture: Infância atormentada e obcecada por heróis, assim como Masayoshi. O King Torture, que pode ser o vício, poderia vir a ser o Masayoshi caso ele não moderasse a sua idolatração excessiva por heróis (e todos sabem que excesso de amor e idolatração faz as pessoas fazerem coisas malucas), e então, ele começa a duvidar se seus atos realmente faziam sentido. From Beyond: Quanto mais Masayoshi lutava, mais as suas dúvidas começavam a aparecer - "é mesmo bom assim ser herói?" - uma prova de que o sucesso e a realização de um sonho que começa a fazer parte da vida cotidiana começa a virar pesadelo, e só tende a piorar, o que é mostrado com a aparição de mais membros da From Beyond. Resumindo, From Beyond poderia ser a incapacidade que o Samumenco tem de acabar com seus problemas. Flamwenco Alienígina: a mistura de todos os sentimentos compulsivos de Masayoshi diante das suas ambições, levando ele à insanidade. Ele poderia escolher a vida onde o seu sonho de ser herói que ele sempre teve pudesse continuar, aceitando a oportunidade que o Flamwenco Alienígina deu a ele, ou destruí-lo e ter um mundo onde ele continuasse como ele era, sem ser herói. Mas lembrem-se de que isso que estou falando é apenas uma conclusão minha, verdadeira ou não, é apenas o que eu acho.
E deve ter sido exatamente isso o que me fez mais gostar do anime e consequentemente, do Masayoshi. SF é bem diferente da maioria dos animes. Ele mostra como o ser humano realmente é. O Masayoshi é um ser humano, ele age como uma pessoa normal que tem suas preocupações, faz coisas erradas, tenta, fracassa, e não como a maioria desses personagens principais de animes de hoje em dia que sempre são fodões e agem como se só ter força e inteligência bastasse. Sentimento é uma coisa natural que ocorre com as pessoas, e é esse elemento que muitos animes não mostram nos seus personagens. Se o personagem é chato, ele vai ser sempre chato. Se o personagem é fofo, ele vai ser sempre fofo. Samurai Flamenco não é assim; todos os personagens, mesmo que tivessem suas personalidades fortes (como a Ishihara-san, que tem mais fogo no rabo que o Satanás), mostra o lado gentil e protetor que ela tem. Todos nós temos todas as personalidades, mesmo aquelas que não nos destaquem: raiva, paciência, amor, tolerância, alegria, tristeza, vontade. Ninguém é "apenas" fofo ou "apenas" sério nesse mundo. Se você está tentando imitar algum personagem de anime copiando sua personalidade constante, desista, isso é loucura.
Acabei viajando tanto que nem lembro mais onde eu estava...então, vou pular para o que realmente importa: eu fiquei um pouco cismada com essa história de "amor" porque até agora foi tudo chupa-manga, mas parece que no fim a história tinham sim algo mais além da amizade e da ação. O Masayoshi nunca ligou para amor porque estava ocupado demais sonhando com seus ídolos tokusatsus.
O anime impressionou muito mais do que pensei. O melhor é quando eu entendi que o anime estava mostrando o lado "oculto" da bagaça que sempre esteve presente no desenrolar da história, mas que nem tínhamos percebido: o amor. Um sentimento tão simples e ao mesmo tempo inexplicável, algo que nunca havia sido parte da vida do Masayoshi e que deve ter sido o único elemento que faltava pra ele tomar atitudes com um herói de verdade.
A confiança é, geralmente, fruto do amor, e é o amor que gera a força e a vontade de lutarmos por algo. E não é apenas amor no sentido de "desejar a alguém", mas amor de pai, amor de amigo, tudo. Vejam que o Masayoshi teve seus pais mortos e nunca teve nenhum amigo, cujo único amor que recebia era o do seu avô que tinha falecido. E como o próprio Shishou do Hazama-kun diz, o inimigo supremo do herói é a solidão.
De verdade, acho que Samurai Flamenco é um anime ótimo, não é um dos melhores mas não vou me deixar levar pela negatividade do povo. Aliás, eu sou uma pessoa que sabe ter própria opinião e eu falo, sim, que eu amei acompanhar essa maravilha. Mesmo que o mundo todo ache o anime ruim, Samurai Flamenco é um dos meus animes favoritos agora. Claro que teve lá as suas mancadas e algumas coisas que eu não gostei, mas esses últimos episódios...não tem como. #Mitou
Muitas pessoas não sabem apreciar obras (e muito menos refletir sobre seus reais significados, coisa que não é costumeira de brasileiro fazer) porque se importam mais com a "ação", "yaoi", "sangue" em si do que com o seu significado. As pessoas deveriam aprender a utilizar melhor as suas capacidades de pensar, e não apenas pensar "o anime acabou" e comentar apenas o que viu. Quantas obras já não foram jogadas no lixo só porque as pessoas não dão nem a chance de tentar compreender os seus valores? Eu queria tanto que as pessoas entendessem, com esse final, que Samurai Flamenco não é um anime que procura mostrar pancadaria...o anime busca dramatizar como é o comportamento humano e o desenvolvimento do protagonista psicologicamente, e não mostrar o seu desenvolvimento de uma forma física (na porrada e no soco). Masayoshi não pode ser foda, mas é isso que o humano é, imperfeito. Ou estou errada?
Eu não conseguiria parar de qualquer jeito porque o meu sensor fujoshi dizia "Você vai se arrepender depois". E realmente não foi engano! Não é à toa que me apaixonei pelo anime à primeira vista...Bem, eu não sei qual é esse "algo a mais" no anime que me deixou tão apaixonada, mas é que nem comida, você não consegue ficar sem por mais que você não goste de jiló. Aliás, tenho muito a agradecer à Samurai Flamenco; já fazia um tempo que eu estava me perturbando com o fato de que gostar ou não de heróis, o que é meio estranho pra alguém que nunca curtiu o gênero. Depois que assisti SF, eu simplesmente concluí: "É por aqui que começa uma nova paixão por animes heróicos." É, fazer o quê, dificilmente eu encontrarei um otaku que tenha o mesmo gosto exótico que eu nesse mundo para compartilhar as mais altas loucuras mechas, ainda mais quando eu sou uma garota e normalmente garotas tendem a não gostar de robôs, heróis e essas coisas. Tiger & Bunny, você é meu próximo alvo!
E é assim que termina esse anime...sozinho, com quase nenhum fã, sem parar no ranking e só com as fujoshis, amantes de yuri e heróis com seus fiéis seguidores. Pensei que o anime seria de um jeito, mas ele acabou de outro. Basicamente, Samurai Flamenco virou isso:
Se você quiser tomar isso como algo bom ou ruim, você quem sabe, eu só acho que por mais que tenha sido WTF, o final foi epicamente ótimo e coerente. "Isso porque você é uma fujoshi e amou aquele yaoi fanservice!" - Não posso dizer que não.
E é assim que termina esse anime...sozinho, com quase nenhum fã, sem parar no ranking e só com as fujoshis, amantes de yuri e heróis com seus fiéis seguidores. Pensei que o anime seria de um jeito, mas ele acabou de outro. Basicamente, Samurai Flamenco virou isso:
Se você quiser tomar isso como algo bom ou ruim, você quem sabe, eu só acho que por mais que tenha sido WTF, o final foi epicamente ótimo e coerente. "Isso porque você é uma fujoshi e amou aquele yaoi fanservice!" - Não posso dizer que não.
E para todas as fujoshis que pararam Samurai Flamenco, só posso dizer uma coisa: Voltem a ver. Sério. Ainda não é tarde, e vocês vão se arrepender muito de não assistirem. E não só às fujoshis, recomendo a todos a assistir Samurai Flamenco. Mesmo com os seus baixos, os últimos episódios deram uma boa levantada depois da decepção do ep.9. Não creio que eu seja uma pessoa exótica por eu ter sido um dos únicos seres humanos na face da Terra que achou a obra boa. Além do mais, só porque Samurai Flamenco foi um anime vaiado por 80% e foi parar nos meus animes favoritos enquanto Noragami, que é muito top e todo mundo amou, não chegou nem a fazer parte da minha lista, não é razão pra você dizer que eu tenho mau gosto. Essa é apenas a minha sincera opinião e não gosto de mentir sobre aquilo que eu gosto ou não. Como eu já disse, o que os outros otakus pensam não intereferem e nunca interferiram no meu gosto pessoal, como aconteceu com Kimi to Boku. Então...sim, esse merece meu respeito!




