Mostrando postagens com marcador otaku. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador otaku. Mostrar todas as postagens

30 março 2014

APRENDENDO OTAKICES #1 - Qual é o feminino de Otaku?

   Boa tarde, meus coelhos! A partir de hoje, estarei estabelecendo uma lista de ensinamentos que muita otakada por aí não sabe (ou que finge que sabe).


   É incrível o quanto de erros que otakus costumam cometer, e não é só por falta de conhecimento, muitas vezes isso acontece porque a maioria deles repassam o mesmo erro para os outros. Não se preocupe, é comum.

   Uma coisa que muitos não sabem direito é qual o feminino de otaku. Alguns dizem que é otome, outros dizem que é otaku, enquanto a minoria diz que não existe. Mas não estou aqui pra julgar ninguém, então vamos lá:

   Primeiro de tudo, não é nada complicado. O problema mesmo está no estrangeirismo. "Oi?"

   No Japão, por exemplo, "otaku" não se refere somente a pessoas que gostam de animes, mas também, a gamers, pessoas que gostam de robôs, action figures e essas nerdices da vida - enquanto isso, aqui no Ocidente, o termo "otaku" é mais conhecido pelo significado "pessoa que curte animes", e consequentemente acabaram modificando a palavra relacionando-a apenas a alguém que gosta de animes. Mas claro, só no Ocidente.

   E por essa mesma causa, a palavra "otome" foi "enviado" ao Ocidente com um outro significado. Sabe aquele ditado de que boca a boca, a frase vai alterando? É mais ou menos isso.

   No Japão, otome não é uma garota que gosta de animes. Quero dizer, pode até ser que tenham casos assim, mas é mais comum eles conhecerem otome por uma garota pura, virgem, ingênua. Eu sei, existe uma grande diferença entre uma garota que gosta de animes e uma garota virgem. (Ou pode ser que não, já que otakus ficam em casa e mantêm suas virgindades por um bom tempo durante o longo suas vidas.)

   Bem, no Ocidente, "otome" virou feminino de "otaku". Eu assumo que eu não faço a mínima ideia do por quê. Talvez tenha virado moda e acabou ficando desse jeito, mas eu realmente não sei.

   Concluindo: feminino de otaku não é otome. Não existe feminino de otaku, aliás, nunca existiu, porque no Japão não existe gênero sexual para palavras. Ou seja, sendo garota, sendo garoto, se você curte animes, você vai ser otaku do mesmo jeito. Ser otome e ser uma fã de animes são duas coisas bem distintas, contudo, não é errado dizer otome (e você também não vai ser morto por isso, né) pois aqui no Ocidente o termo "otome" pode sim ser feminino de otaku, mesmo que seu termo genuíno e verdadeiro não seja uma garota que curte animes. Em suma, isso já é uma coisa pessoal. Se você disser "otome" e a pessoa entender como uma garota que curte animes, isso é o que importa, certo?